quarta-feira, 7 de março de 2012

FORMIGAS DERRUBAM ELEFANTE


Miriam Rocha

                  Estamos, Silvano e eu muito felizes em poder participar do Blog de Higor num Link separado para compartilhar e dividir com leitores do Blog nossas posições diante da vida e algo do cotidiano de nossa querida Patu. Muitas vezes temos certeza de que muitos não vão entender, outros sim, pois o inferno e o céu estão na mesnma moeda, só que em sentidos opostos. É o aspecto dialético da vida, pois onde há luz existe a sombra. A esperança para mim é como uma flor em botão. Precisa de luz para desabrochar. Essa luz na minha esperança, com certeza foi o Blog de Higor. Ele entendeu que valia a pena fazer a parte dele quando o convidamos para fazer a reportagem do lixão. E tenho a certeza da felicidade de partilhar, com todas as pessoas de bem de Patu essa vitória, a vitória do respeito sagrado ao meio ambiente e à vida como um todo. Viver o ontem e o hoje pensando no amanhã. Os desafios e as dificuldades da vida nos trazem asas para as grandes realizações. A você que lê o que escrevo, meu muito obrigado. Dê sua opinião. Democracia é isso. Temos que tomar conta da nossa cidade. Fiscalizar o nosso dinheiro. Saber dos gestores públicos o que e em que estão aplicando nosso dinheiro, que é fruto dos impostos que todos nós pagamos.

                  O maravilhoso da vida é que tudo pode mudar. Então vejamos: Por causa do lixão, da irresponsabilidade dos seres humanos que se dizem civilizados, está se desmantelando tudo. Matando tudo a seu redor. Há pessoas que não querem saber dos seres vivos que sustentam o ecossistema em que elas mesmas vivem. Fazem como o elefante, que quando passa com sua grandeza,  tamanho, orgulho e prepotência, vai destruindo tudo. Lembro agora de uma estória que o já falecido “Dedico” da Fazenda Lajes nos contava quando éramos pequenos, a respeito do elefante e da formiga. A formiga perguntou ao elefante se ela e sua família podiam subir nele para assim passar ao outro lado do rio. E ele respondeu: Se enxerga formiga. Para mim você não significa nada. Posso tudo, até esmagar você e toda a família. A formiga ficou triste. Implorou mas nada, O elefante humilhou, humilhou e foi embora. A formiga pensou: não posso competir com meu tamanho, mas posso usar minha inteligência, com humildade e respeito para vencer o grandão. Chamou todos os seus amigos que moram debaixo do chão a começar do tatu. Eles se puseram a trabalhar, forrnando um enorme túnel. Depois a formiga chamou o elefante para uma aposta. -Vamos ver quem chega primeiro ao outro lado. Ele respondeu: aceito, pois com uma pisada, já ganho de todos vocês. Quando o elefante começou a caminhar, o chão cedeu por causa do túnel e ele ficou atolado. Pediu então socorro à formiga que respondeu: Agora você vê que não sou tão insignificante que não posso te ajudar. Com esforço conjunto, o elefante conseguiu sair do buraco e entendeu a lição.

                  Pois é, essa estória é semelhante ao que aconteceu a mim Miriam, quando a Prefeitura de Patu invadiu minha terra e fez lá um lixão. Nunca se importou com o meio ambiente, nem com as consequências. Pudera, pois a prefeita nem mora em Patu. Acontece que fui à luta pelos meus direitos. Falei com o Ibama, Idema, Promotoria Pública de Patu,  com o superintendente do meio ambiente, com a linha verde de Brasília. Botei a boca no trombone, no Blog do Higor, Na TV Ponta Negra e no jornal. Sempre soube que o meio ambiente é coisa séria, pois a vida futura depende de como agimos hoje. A justiça é coisa séria. Ela age com seriedade. Agora eu digo em poucas linhas o que o IDEMA enviou á Promortoria Pública num Relatório Técnico sobre o Lixão de Patu, em nove páginas, após vistoria realizada: Ficam proibidos o lançamento, a liberação e a disposição de poluentes no ar, no solo, no sub solo, nas águas interiores ou costeiras, superficiais ou subterrâneas, no mar territorial, bem como qualquer outra forma de poliuição ambiental. Cabe à prefeitura: Apresentar ao IDEMA dentro de 30 dias um Plano de Recuperação da área degradada onde se encontra o lixão. Enfim, a prefeitura precisa preovidenciar nova área para relocação do lixão ou a instalção de um aterro controlado ou sanitário com projetos e locais licenciados pelo IDEMA. O que se sabe ao certo é que o lixão da forma e local como se encontra hoje, não está autorizado a funcionar. Acredito que aos poucos o certo vai triunfar sobre o errado.

 Diante do estado caótico em que se encontra o local de deposição dos resíduos do município de Patu, em decorrência da inércia e da conivência do poder público, a justiça irá se pronunciar. Ainda bem que existe a justiça que se esforça em fazer valer a lei.

Tomara que os gestores não se julguem maiores que a lei. Isso implicaria num enorme mau exemplo para os jovens de hoje. Importante é cultivar a semente do bem e não do mal. Enfim os valores servem para que a sociedade se humanize, mantenha sua integridade e se desenvolva. O ideal é que todos os que moram num município tenham “vida boa” e tranqüila. Isto só se torna realidade quando os valores forem preservados e não quando valores se tornam contravalores porque impostos e a serviço da exploração e da manutenção de privilégios de indivíduos ou de grupos egoístas que usam má fé em suas ações interesseiras. 

Um comentário:

  1. História do Dia Internacional da Mulher
    História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade

    dia internacional da mulher





    História do 8 de março

    No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

    A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

    Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

    Objetivo da Data

    Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.



    Conquistas das Mulheres Brasileiras

    Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.



    Marcos das Conquistas das Mulheres na História



    - 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

    - 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

    - 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

    - 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

    - 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

    - 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

    - 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

    - 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

    ResponderExcluir