sábado, 17 de março de 2012

MORRE UM ILUSTRE PATUENSE EM ITAGUAÍ


Eu Miriam Rocha aos sessenta anos, me relembro bebê, criança, adolescente, mulher, mãe, avó, caminhando como todos, para a terra do nunca mais, da terra que não se sabe como é. Vejo tantos entes queridos partindo antes, pois essa é a inexorável marcha do tempo. Procuro nas lembranças queridas, família, sonhos, esperanças repartidas e conseguidas.

Hoje quero fazer uma homenagem de querer bem e de fazer parte, ao meu querido irmão Otoni Rocha que foi para a casa de Deus Pai.  Era o terceiro filho de Joaquim de Oliveira Rocha e Carmelita, Ele, patuense vitorioso no que diz respeito aos sonhos realizados. Faleceu no dia 15 de fevereiro em Itaguaí, aos setenta e dois anos de uma vida de muitas realizações. Era aquele irmão que a gente podia chamar de querido. Amigo dos patuenses, demonstrado a quantos conterrâneos deu emprego e renda na sua empresa de ônibus em Itaguaí, no Estado do Rio de Janeiro. Sempre dedicado á política, favoreceu o desenvolvimento do lugar. Casado com Dª Eveline Cicarino, com ela teve duas filhas, Carmelita e Claudia e um filho, Vicente que atualmente é vereador.

Os jornais de Itaguaí, referindo se a sua morte, apresentaram manchetes e reportagem de página inteira com o seguinte conteúdo: Morre Otoni Rocha, o ícone da política de Itaguaí, pois ele foi um grande homem, como empresário, como vereador, por duas vezes prefeito empreendedor, inesquecível na memória de seus concidadãos.

A você meu irmão, digo de coração que seu estilo de vida sirva de exemplo a todos os integrantes da família Rocha e a todos os conterrâneos patuenses. Agradeço a Deus por poder chamá-lo de irmão. Patu deve se felicitar por vários grandes filhos ilustres seus que de sua terra saíram e venceram em outras paragens pelo trabalho, pela honradez e pela dignidade, dando felicidade á família e elevando o nome de Patu.

Lembro de um episódio na seca de 1983 quando eu mantinha a Creche Casulo, nos roçados pouco feijão e milho a ser colhido, deixando o povo apreensivo e com fome. Então telefonei para Otoni, para meu outro irmão Deudeth em São Paulo e para meu cunhado deputado federal José Mauricio, pedindo ajuda e eles arrecadaram e enviaram dois caminhões cheios de comida e roupas. Vi a alegria e a satisfação estampada no rosto de muitas mães agradecidas ao receber tais donativos.

O velório de Otoni foi emocionante: dezenas de pessoas em fila para dar-lhe o último adeus. Gente importante e gente simples tinha agradecimentos a fazer a esse político que tanto bem fez a Itaguaí. Fica minha tristeza mesclada com alegria. Alegria de ter podido ir ao Rio enquanto estava doente e prostrado e dar lhe merecido conforto e ter lhe dito: Muito obrigada meu irmão pelo que você já fez de bom na vida.

Neste dia não posso deixar de lembrar o falecimento em Natal de outro patuense ilustre Raimundo Godeiro irmão de minha querida amiga Maria Helena. A ela e familiares queremos eu Miriam, Silvano e família estender nossa solidariedade e apoio. 

3 comentários:

  1. Obrigada amiga. Podemos contar com você nas horas tristes e de alegrias. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. eu Maria docarmo jales soube essa semana que dona carmelita faleceu e fiquei triste por não ter sido avisada gostaria de ter ido ao enterro e com a mote de meu compadre otoni pra mim foi um abalo pois o amava de coração e to muito triste por sua partida, gostaria muito de ter sabido era uma pessoa do meu peito tai meu numero coso queira entrar em contato vc fala com neuminha e queria saber de pedro rocha como ele ta? se presisar de alguma coisa conta com migo pois e o amo de um abraço em zila e abigail diga que sinto saudades meu numero de celular e 84 91185432

    ResponderExcluir
  3. Ola é neuminha filha de ducarmo de nego. me adicione no msn por favor. neumapop@hotmail.com

    ResponderExcluir