segunda-feira, 19 de março de 2012

HOMENAGEM ÀS MULHERES




Há quem diga que Deus, quando fez o ser humano, elaborou primeiramente um rascunho.  Surgiu o homem. Em seguida elaborou a obra prima que é a mulher. Na sua criação serviu- se dos diversos materiais que já existiam neste mundo. Pegou argila para elaborar a estrutura física. Da águia, que vê longe, aproveitou os olhos. Incluiu o porte e a elegância da garça, a beleza deslumbrante do pavão, a inteligente habilidade das abelhas e a astúcia da serpente. Olhou para a romântica lua a beijar os rios, os mares e as matas e das ondulações do oceano fez suas curvas. Deu- lhe a coragem da leoa na defesa de suas crias, a suave ligeireza do beija flor e o amor dos pombinhos. Acrescentou a ternura do anoitecer e o encanto do amanhecer. Surgiu maravilhosa, a mulher.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Neste mês de março quero homenagear a mulher por ser a contínua expressão da vida e do amor, lembrando grandes mulheres do meu viver, minha mãe Maria Carmelita, Abigail Lima (vulgo Teté) nossa segunda mãe, minha madrinha Dª Nadir Godeiro,  Dª Ruzinete Rocha, tia Erotides, prima  Dra. Zita Rocha, Dª Naninha Regalado, ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Miriam de Souza e muitas Marias e Franciscas que me ensinaram por palavras e atitudes a encarar a vida e a ser uma pessoa de bem.

Os anos passam vertiginosamente e a única coisa que temos a levar e a deixar, são os exemplos que causem alegria, que animem, que sejam correntes de amor, determinação e coragem. Pois viver não é difícil, pelo contrário é divino quando por onde andarmos, deixamos uma porta aberta para o caso de querermos voltar. Obrigada por essas pessoas que chamo de amigas. Me causa um bem imenso a amizade como a que tenho por Zita Regalado,  Maria das Graças (Menininha), Joana Darc de Dª Ná, Marluce Brilhante (“no último”), Nelcira Queiroz, Mariza Pinto,  Aldenora Targino, Cassia Arraes, Rosélia e Ana Morais. A todas essas minhas amigas rendo minha homenagem e incluo aqui a sobrinha Lovani Schoenberger, que deveria ser conhecida por sua coragem e superação, após grave acidente em Missal, PR. Um abraço a ela e a minhas netas Beatriz e Lara. Que suas vidas sirvam de exemplo para as gerações futuras.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Mês de março é o mês em que estreei no mundo. Dia da poesia. Que alegria, em poder olhar para trás e ver que os momentos felizes com certeza superam em muito, os poucos que não foram. Quero fazer uma homenagem àquela que também nasceu em março e que é um símbolo de fortaleza, Dª Ná Tavares. A ela meus parabéns. Que Deus lhe dê muitos motivos para sorrir. Também lembro Maria Helena Godeiro, que é minha amiga desde a adolescência, do tempo das tertúlias, dos carnavais, dos sonhos da juventude que com certeza foram quase todos realizados. Havia a preocupação de estudar e pensar no futuro. Lembro de meu primeiro carro, um fusquinha branco. Só sei que éramos bem resolvidas, emocional e culturalmente. Portanto, Maria Helena receba um grande abraço pelo seu aniversário.

Outra pessoa maravilhosa é Margarida de Aquino que festeja aniversário dia 28 de março. Sempre competente e preocupada com a saúde das pessoas. Estou feliz por tê-la como amiga.

O mês de março sempre foi marcante para mim. Tive a felicidade de ser mãe pela primeira vez no dia 02 de março quando nasceu meu filho Bruno. A felicidade de ser mãe é infinita. Todos os dias, agradeço ao Todo Poderoso por ter me dado a felicidade de ser mãe por três vezes, pois ainda tive Carmelita Paula e Anna Thereza.

Por tudo isso, eu gosto de ser mulher. Às vezes sou contraditória e polêmica. Adoro plantas e animais. Gosto dos rios e das matas. No meu romantismo acredito em duendes, em Saci Pererê e na fada Madrinha voando à noite com os vagalumes e pirilampos.

Meu abraço a Marlio Forte que também aniversariou. Sendo do signo de peixes, é inteligente, criativo, vai à luta e realiza sonhos. Tudo de bom meu amigo.       Abraço a todos os amigos que me leem meus “artiguitos”. 

Um comentário: