sábado, 7 de julho de 2012

AINDA COLCHA DE RETALHOS


Neste artigo quero dizer que escolher um gestor público requer muita responsabilidade, por isso é importante que se conheça algo da história de cada candidato. Isso, além de outros aspectos, mostra que ele, se já participou da administração de um município, seja como prefeito ou como vereador, sua atuação estava voltada para os interesses da coletividade ou apenas voltada para os interesses de seu próprio bolso.

            A democracia requer que um gestor municipal necessita ouvir as sugestões do povo que reivindica através de seus representantes diretos que são os vereadores, que deveriam dar expediente em certas horas e com base no que ouvem e vêem, elaborar os projetos a serem discutidos, votados nas reuniões semanais e apresentados ao prefeito para a devida execução.


            De uma coisa tenho certeza de quando se tratou da retirada das mangueiras na Avenida Lauro Maia em Patu, o assunto pode até ter sido discutido na Câmara dos vereadores e aprovado, mas o povo não foi consultado, ao menos em sua maioria. Pode até ser que um pequeno grupo de babões se dispôs a apoiar uma idéia tão "genial" e burra. Se ao menos tivessem retirado da avenida todos os espinheiros plantados numa época passada, em que em Patu os bodes viviam soltos e em que não se pensava em plantar árvores frutíferas, porque seriam logo devoradas por esses animais. Neste caso eu bateria palmas. Mas não precisariam ter arrancado as mangueiras, que já estavam produzindo frutos muito saudáveis e que poderiam alimentar muitas pessoas. De acordo com o Portal São Francisco, a manga tem um valor medicinal enorme. Entre outras vantagens, ajuda a purificar o sangue, é diurética, combate bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal.

            Já entre os anos 70 e 80 em nossa vizinha cidade, Umarizal, os prefeitos organizaram um horto florestal, hoje bem desenvolvido, com diversas árvores frutíferas e de lei, tendo o nome afixado em seu tronco, servindo assim de ensinamento para as crianças das escolas que visitam o local juntamente com sua professora. E o povo está hoje orgulhoso com o que possui, pois serve de ponto de referência.

Para haver progresso num município é necessário que haja transparência.e honestidade. E não é apenas em épocas de campanha política que um prefeito precisa trabalhar ou fazer de conta que o faz, ou ainda pior, atribuir a si o que já fora feito pelo gestor anterior.  Assim é bom que se diga ao povo que o Problema da Água que está sendo resolvido pela CAERN, foi por mérito de Dr. Lair e Possidônio que falaram com a governadora que por sua vez autorizou a obra.

            Outra obra apregoada é a eletrificação da Serra do Lima e seu entorno. A bem da verdade, é importante que se diga, que ela obedece a um Plano do Governo Federal, chamado LUZ PARA TODOS e que existe desde a primeira gestão de Lula. Portanto não é mérito da gestão atual. O mesmo vale para a nova Agência do INSS. Obedece a um plano federal, como acontece com muitas outras obras. É bom que o povo fique atento para não ser enganado com falsas propagandas.

            E para finalizar quero dizer que se o povo sempre lembrasse que Prefeitura é um órgão público a serviço do povo, também se questionaria a respeito do uso ou abuso do Ginásio de Esportes, pois se alguns o podem usar para festas de aniversário ou casamentos, porque é que não pode ser usado por todos? A democracia deve favorecer a todos e não apenas a uma elite que usa e abusa do poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário