domingo, 15 de julho de 2012

PERSPECTIVAS DE UMA POLÍTICA SADIA EM PATU


Política se denomina arte ou ciência da organização, direção e administração. Nos regimes democráticos, é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância. Como brasileiros somos todos políticos, com direito a voto e sugestões para o melhoramento da nação, estado ou município.


            A esperança me ilumina, quando acredito na vitória da coligação "É NÓIS", na beleza e simplicidade das pessoas, no encontrar portas abertas que se abrem até a cozinha onde é servido um cafezinho acompanhado de um SEJAM BEM-VINDOS. Neste gesto cresce a esperança de uma reviravolta no modo de governar Patu com ética e respeito, no saber ouvir as reivindicações clamantes de um povo que quase se esquece de sonhar a respeito de um destino mais confortável para os filhos. Acredito que muitos sonhos podem e devem se realizar em realidades agradáveis vivenciadas pelas gerações futuras.

            Parabéns a Magnólia e a Mª dos Remédios pela maneira como estão iniciando a campanha política, visitando as famílias e escutando suas sugestões. Neste momento também peço a permissão de tornar público algo que foi conversado entre mim, Miriam, Silvano, Mgnólia, Remédios, Lair, Popó e muitos jovens, em que aflorou um sonho de fazer de Patu uma cidade próspera, com cidadãos contentes e realizados através de um trabalho digno e honesto.


            Lembrando um pouco o passado, lembro de muitas famílias que deixaram um legado muito grande. Se eu quisesse enumerar a todas, meu texto ficaria enorme. Quero aqui destacar a família Godeiro Dutra, para a qual tiro meu chapéu e fico com ele nas mãos. Pois não se pode negar que devemos a Dr. Aderson Dutra o hospital-maternidade até hoje de grande porte e boa estrutura para nossa região e o que ele significou para o povo há poucas décadas passadas. Quando deputado, Dr. Aderson conseguiu com o Governo Federal a construção deste hospital que funcionava muito bem, tendo à frente grandes médicos, entre os quais destaco, Dr. Edino Jales, Dr. Gladstone Godeiro Dutra, Dr. Ednardo Benigno de Moura. Dr. Edino, grande cirurgião, Gladstone, cirurgião e pediatra, fez muitas crianças nascer para este mundo e Dr. Ednardo é um clínico conhecido em toda a região, tendo como diretores Vanda Godeiro e o Sr. Chico de Lalá.


            Também por mérito de Dr. Aderson, surgiu o Ginásio Comercial tendo à frente desde muito tempo a pedagoga Vanda Godeiro Carlos. É um número imenso de pessoas hoje formadas ou ilustres médicos, advogados, juizes, etc. que iniciaram seus estudos neste primeiro ginásio da região, até hoje imponente em sua construção e referência por seus ótimos professores. Muito tempo se destacou sua Banda Marcial que fez muito sucesso em dias solenes como o da Independência do Brasil em Patu e no dia da resistência em Mossoró. Além disso, há que lembrar a dedicação de Dª Nadir, sempre forte e corajosa, continuando as atividades do Apostolado da Oração em continuação de sua mãe Dª Clotilde, para o bem da comunidade. Também foi importante o comércio do Sr. Celso Dutra para o desenvolvimento da cidade.

(Imagem Ilustrativa)

            Magnólia quando prefeita juntamente com a vice Remédios já colocou como meta construir na frente da casa de Dª Vanda, de Dª Nadir e Raimundo uma praça para as crianças, que levará o nome de Dr.GLADSTONE GODEIRO DUTRA. Vai ser uma praça com parquinhos, uma fonte permanente, quadra com areia e muitas árvores de sombra e frutíferas, como manga, cajá, umbuzeiro, abacateiro, tudo devidamente distribuído sob orientação de um paisagista. E para completar, haverá uma ciclovia para as crianças andarem de bicicleta. Ainda um tanque com grande variedade de peixes para que as crianças as admirem e conheçam pelo nome como curimatã, tilápia, etc. Ainda haverá na praça, um mini- museu onde as crianças poderão aprender, sob orientação de professores, a respeito da flora e fauna da nossa região. E ao redor da praça haverá muitas rosas, La France, Amélia, Sangue de Cristo, tudo lembrando a dedicação por flores de tantas mães muitas vezes sofredoras mas fortes, como é o caso de Dª Nadir que foi afilhada de minha mãe Maria Carmelita Rocha e de Dª Vanda, que lembra com saudades o marido Chico de Lalá.

            Acredito que em breve haverá essa praça como justa homenagem às ilustre famílias acima citadas. Um empreendimento colocado como prioritário no Governo de Magnólia e Remédios. Tenho certeza que será para alegria de toda a comunidade patuense e as novas gerações valorizem os grandes feitos de seus antepassados.

Um comentário:

  1. Pois eu sou contra, porque beneficiar terrenos em frente a residencias desta senhora Wanda Godeiro, pois que eu saiba a mesma é adversária e porque beneficiar com o nome deste senhor Gladstone ? só proque foi um simples medico, ja tem estabelecimento com o nome do mesmo, tem nomes de pessoas mais ilustre na cidade, Pernanbuco por exemplo, foi quem ajudou a construir o lima, mais não lembram dele porque foi POBRE aqui em Patu.

    ResponderExcluir