domingo, 8 de julho de 2012

RICOS E POBRES


7 de julho de 2012. Como em todos os dias de minha vida, agradeço ao Todo Poderoso e cheio de Bondade, pelo dom da vida, pois neste dia Anna Thereza há 17 anos estreou neste mundo. Tudo de bom que a vida lhe possa oferecer, é o que lhe desejam seus pais Miriam e Silvano; também Bruno, Fernanda e Lara; Carmelita, Junior e Beatriz. Portanto, hoje é o dia em que Aninha vai comemorar juntamente com suas amigas e colegas do Colégio Dom Bosco, esta data tão significativa.

            Mas indo diretamente ao assunto no qual me vejo desafiado por uma publicação feita no Blog de Tiago Gomes, com o título: “Propostas são melhores que Insultos”, destacado e copiado em vários Blogs de Patu, em que apareceu meu nome e supostamente também o de meu esposo Silvano. Suponho que esteja se referindo a ele, apesar que seu sobrenome não é Shoemberg, mas sim Schoenberger. A diferença é tão grande como Silva e Silveira. Um não tem nada a ver com o outro. A superficialidade começa por aí. Pois então vamos lá analisar a idiotice que foi escrita, ao menos na maior parte do texto.


             Tiago Gomes, pelo visto alguém se escondeu atrás de seu nome, para através da primeira parte de seu artigo, dizer um monte de asneiras. Pois elencou quase duas dezenas de pessoas que julga ricas em dinheiro, o que no caso não faz sentido, pois a faixa a que se refere diz: ”os pobres estão com NOIS”. Em seguida enumera dez pessoas que julga pobres em dinheiro. Agora pergunto, porque não enumerou os que o povo julga mesmo muito ricos em dinheiro e que arrotam grandeza através de propriedades e carros luxuosos, representantes diretos do “É ELA”? Na realidade invertendo o quadro, talvez poder-se-ia juntar muito mais ricos em dinheiro no lado de lá do que no lado de cá. Mas isso não vem ao caso. Portanto, essa separação é falaciosa e tendenciosa. Não tem lógica nenhuma e não engana sequer ao burro da carroça.   



Na realidade acredito que os que normalmente são chamados de humildes na sociedade, porque vivem de forma mais simples e sem muitas exigências, estão de fato apoiando a chapa encabeçada por Magnólia e Remédios, porque querem muito bem ao líder político Possidônio, que foi verdadeiramente o prefeito do povão. E não há ninguém que possa dizer o contrário. O resto pode significar desespero, expresso através de diversas cenas de teatro melodramático, que não passa de fogo de palha. É passageiro e não convence a maioria do povo.

Acredito que os dois últimos parágrafos, tão pequenos que quase não justificam o título, parecem ser seus, mencionam propostas como fruto de conversas com jovens de sua idade. São boas e refletem os anseios da juventude. Mas acredito que o que de mais importante e urgente deve surgir em Patu, são locais de trabalho que gerem renda e bem estar a tantos jovens, que por não terem perspectivas na vida, se entregam a todo tipo de vício, levando- os a consequências tristes. Seria bom que os jovens lessem as propostas das candidatas Magnólia e Mª dos Remédios, elaboradas com a ajuda de Lair e Popó e com os jovens e representantes do povo em geral.  Tomara que propostas que ainda forem surgindo através dos debates, favoreçam o desenvolvimento do município e sejam executadas de forma mais racional possível para o bem estar de todos.

 Mesmo nesta sua dependência de outros, acredito que você é um jovem cheio de ideais e que merece uma vida digna e confortável, sem se deixar guiar por mesquinharias que não levam a lugar nenhum. Por isso digo, que pobre e mesquinho é quem o manipulou e fez escrever um monte de besteiras, querendo fazer de você um politiqueiro igual a eles que usam meias verdades e mentiras, apregoando nesta época grandes feitos da Prefeitura a respeito de saúde e educação, o que por si já é de responsabilidade e obrigação de qualquer gestor público desde que assume um cargo público em benefício da coletividade.

            Finalmente falando em ricos e pobres. O que é ser rico e o que é ser pobre? Os ângulos a serem perscrutados são muito amplos. A dificuldade de interpretação vem desde o momento em que Jesus Cristo disse que Bem aventurados são os pobres. Com certeza aqui não se trata de alguém estar desprovido de dinheiro, mas muito mais em deixar espaço para os outros, o que na realidade exige muita humildade, desprendimento e generosidade.

Um comentário:

  1. Para esse homem que fez tanto pelo proximo e é tão apedrejado.

    A VITORIA

    Possidonio a vitória sobre as dificuldades é a grande
    descoberta do homem sobre si mesmo.
    A felicidade não foi prometida ao homem como dádiva. Ela é, essencialmente, uma conquista.
    Mas, para se chegar a ela é necessário lutar,
    transpor muitos obstáculos, ser obstinado,
    ter paciência. Esperar.
    A felicidade é como uma obra de artesanato:
    fio por fio, fibra por fibra. Ela não nasce feita,
    ela se faz, minuto a minuto na prática do bem,
    na paz da consciência.
    Mas, quando ela chega, é para ficar, é sua, definitivamente sua.

    ResponderExcluir