segunda-feira, 28 de maio de 2012

CRIME AMBIENTAL




Fiquei abismada quando vi na Internet as imagens da brutalidade demoníaca cometida contra a natureza por ocasião da matança dos animais silvestres no municípuo de Patu, como está descrito por Sherman Suassuna, num Blog em 19 de maio de 2012 sob o título:

Campeonato de Caça Predatória na Cidade de Patu RN. 

Acredito que a responsabilidade maior cabe a quem ofereceu o prêmio de um carneiro abatido para a equipe que mais matasse tatus-pebas. E o resultado era de se esperar. Até pebas prenhes foram sacrificadas. Dói na alma ver os filhotinhos sem poderem usufruir da vida na natureza.

            Em Patu, há quem cria cachorros que passam tanta fome que o maior prazer deles é o de matar qualquer ser vivo que avistem. Pois foi o que aconteceu outro dia, quando o  vira-latas de um desses caçadores estraçalhou um cachorro pudle. E o dono com a cara mais deslavada justificou, dizendo: "Vou fazer o quê? Aconteceu".

            Em Patu, ultimamente as aberrações contra a mãe terra,se repetem. Deveria ser feito um abaixo-assinado contra a politicagem que se instalou previlegiando a prática do mal. Basta relembrar o pesadelo da derrubada das lindas mangueiras da Avenida Lauro Maia. E o Secretário do Meio Ambiente justificou tal crime, dizendo que as raízes levantariam o asfalto.

O argumento apresentado é tão sem fundamento que para rebatê-lo basta ir a João Pessoa, cidade mais arborizada do Nordeste, ou então a Assu, onde várias avenidas estão sendo climatizadas por frondosas mangueiras que além de fornecerem a fruta ainda oferecem uma sombra agradável.  E lá não há quem diga que as raízes das árvores estão levantando o asfalto.

            E para falar em argumentos absurdos, me admiro que ainda não se afirmou que a matança dos tatus-pebas aconteceu para prevenir que um dia eles façam tùneis debaixo das palmeiras imperiais ou do asfalto e com isso provoquem um grave acidente de trânsito. Ainda bem que o povo não é tão burro que só coma milho.

            Conclamo a juventude de Patu, as pessoas da meia idade e os da melhor idade a formarmos uma corrente de protesto contra:

a) o crime ambiental do lixão;
b) O crime da morte das mangueiras;
c) E o recente crime da morte dos tatus-pebas;
d) O crime que consegue mascarar uma saúde que não funciona;
e) O crime da falta de responsabilidade na aplicação do dinheiro público. Como se explica o enriquecimento súbito de gestores e secretários que entraram na prefeitura, no dizer do povo: " puxando uma cachorra"?

            Ainda não li nem ouvi um único comentário dos senhores e senhoras vereadores a respeito. E isto é de lastimar, pois cabe à Câmara dos Vereadores fiscalizar e legislar em benefício da população, pois são seus representantes.

            Também alguns Blogs comprometidos com a situação atual do governo de Patu não ousaram publicar nada que pudesse irritar reis, timóteos e lagartixas cor de rosa, que possuem doutorado em hipocrisia, falsidade e traição. Faz pena que o Blog de Higor esteja em recesso, pois ele sempre soube denunciar com muita probidade as coisas erradas de nossa cidade.

            Quero deixar meus parabéns a Sherman Suassuna, rapaz consciente, que não teme retaliações dos "donos" do poder, mas soube denunciar a caça predatória através de uma matéria muito bem elaborada e fundamentada, artigo nota mil. É tão bom saber que existem em Patu jovens que querem uma sociedade mais justa em que todos se sintam respeitados e felizes, numa cidade bonita em que dá gosto de se viver. Respeito ao meio ambiente é a continuação da vida.

Um comentário:

  1. C O N V I T E


    Possidônio Queiroga e o médico Lair Solano, têm a honra de convidar Vossa Excelência para participar das convenções municipais no dia 17 de junho do corrente ano, às 16 horas na Boate Pântano – Av. Lauro Maia onde na oportunidade serão homologadas as candidaturas de MAGNÓLIA SOLANO E MARIA DOS REMEDIOS.
    A sua presença e a sua força é importante para construção de nossa vitória

    ResponderExcluir