quinta-feira, 7 de junho de 2012

O LIXO COM RESPEITO GERA VITÓRIA

Patu tem característica dialética. De um lado, se tornou uma cidade irreal, a própria cidade de Odorico Paraguaçu, com fantasias de progresso e de que melhorou como nenhuma outra do país. De outro lado, é uma cidade amada por mim e por tantas pessoas de bem que relembram bons tempos de respeito e responsabilidade, com um Pe. Henrique construindo um Santuário moderno com recursos próprios e prefeitos construindo escolas, sem os recursos atuais do FPM.

A gente lê tanta coisa nos jornais e nos Blogs que chega a confundir os incautos. Não se sabe o que é mentira e o que é verdade nas afirmações. Li uma matéria paga num jornal de Mossoró, em que o entrevistado fala sobre a saúde de Patu como sendo uma referência nacional. Pergunto: referência de quê? Provavelmente de como não deve ser. Exemplo disso temos, de uma senhora de 85 anos que quebrou o joelho. Para tirar um raio x teve que ser levada a Caraúbas. Finalmente foi trazida a Natal onde foi resolvido seu problema pela própria família. 

Com relação às propagandas e ao que é publicado, acredito que as mentiras do barão de Münchhausen não chegam aos pés das inverdades, tamanho da serra, apresentadas pelos gestores de Patu. «Mente, mente que alguma coisa fica!» é uma frase atribuida, a Dr. Goebels, o ministro de confiança de Hitler. Esta maneira de pensar continua sendo um recurso utilizado por inúmeros politiqueiros inescrupulosos, que abusam da confiança do povo usando os meios de comunicação para difundir suas mentiras. Quando um político tem condições financeiras é dono de jornal, rádio e televisão. Mas quando não possui estes mecanismos, divulga através de inaugurações, de obras por vezes apenas repintadas, dando a ilusão de novas. 

Por ocasião da inauguração recente do posto de saúde do Fomento aconteceu algo semelhante. Não foi lembrado que a obra já estava quase concluída pelo antecessor. Neste caso também se contratam bandas e conjuntos musicais mesmo em época de seca como está acontecendo no sertão, não lembrando que com este dinheiro desperdiçado, poderiam ser abastecidas as casas dos mais necessitados, com centenas de caminhões de água.

O povo está cansado de tantas mentiras, mesmo que faça de conta que acredita, pois teme retaliações em prejuízo de muitas famílias que dependem de um salário municipal. Mas acredito que o troco será dado nas próximas eleições, com esmagadora vitória para a nova chapa composta por Magnólia e Maria dos Remédios. E no dia da posse ninguém vai empatar uma estrondosa festa em que o povo explodirá de alegria pela vitória

Falando em alegria, já foi decidido judicialmente que o lixo de Patu deverá ter tratamento adequado em lugar que não comprometa o meio ambiente. Sabe- se que hoje, lixo é um tema global que merece ser tratado com respeito. Por isso causa estranheza que em certo discurso uma gestora pública no auge da adrenalina do poder que lhe subira na cabeça, chamou de lixo aos que não pensam como ela, mas faltou dizer o que são os que estão com ela, ou melhor, aos que por conveniência agem como lagartixas, apenas sacudindo a cabeça.

Não preciso ser adivinho para saber que a vitória está com a turma do respeito ao lixo. E Patu vai melhorar sim. Então vamos cantar assim: liberdade, liberdade abre as assas sobre nós, pois dias melhores virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário