domingo, 24 de junho de 2012

CONVERSAS ENTRE COMADRES



            -Vem cá para um abraço, comadre Sabiá. A gente agora demora a se encontrar. -Por onde andavas, comadre? -Estava no Cangaíra, fui criar meus filhos naquela propriedade, lá somos respeitados, colocam água e comida para nós. Em contrapartida nos sentimos seguros, fazemos alvoradas todos os dias. E você comadre Concris, como está? -Do mesmo jeito de você, a novidade é que fui às Lajes. Lá a gente é respeitado ao máximo do mesmo jeito como lá. Num local especial colocam alimentos todos os dias, bem cedinho. Por isso, nós nos deleitamos e cantamos a plenos pulmões. Coisa bonita de se ver e ouvir, é a sinfonia composta por pavões, gansos, patos e galinhas juntamente com o canto de pássaros das mais diversas espécies, tamanhos e cores. Tudo na maior harmonia, estabelecida pela mãe natureza e feita pelo bom Deus.

            -Mas comadre, mudando de assunto, quero dizer que já estão no início as festas políticas, não é mesmo? Em que partido você está? -No mesmo, naquele em que eu sempre estive? -E você continua no mesmo? -Deus que me livre, comadre. Aquele sem ética, sem respeito e sem dignidade? Não dá para aguentar. Sabe porque? Não sabem administrar, como dizia certo candidato, nem sequer um poleiro de galinha. Pois vejamos: O hospital não funciona como deveria. Os colégios, então nem se fala. Não sei se você viu as fotos num dos Blogs mais visitados. O colégio municipal parece um presídio de quinta categoria. Acredito que os pais se sentem muito mal em mandar os filhos estudar numa instituição de ensino onde reina a destruição. Seria mais saudável, as crianças irem ao mato para suas necessidades, do que usarem aqueles sanitários imundos. Imagina se tiverem “cag....a”(desculpem a palavra, que não é minha).  -Também pergunto se você viu a rua que fica defronte ao matadouro público? -Vi sim e me pergunto: onde fica o dinheiro do povo, arrecadado através dos impostos? Será que tem que ser assim? -Acho que não, comadre. -Outra coisa: você viu o monte de dinheiro que veio para construir o terminal turístico-religioso no caminho do Lima? Por enquanto lá apenas se encontra uma enorme placa quase apagada pelo tempo. Nada foi feito além do depósito de um monte de areia sobre o qual passeiam animais. Pelo jeito, turismo só de imaginação.

            -Mas, minha comadre, acho que há muita gente lá no partido “É Ela”, que entrou como Pilatos no creio em Deus Pai, ou seja à força. No dia da eleição eles darão a resposta. -Então estamos no mesmo partido? -Mas é claro, o PPP do P e naquele em que há uma ruma de gente sendo “É Nós de novo”. Lembra da fazenda Lajes? O Sr. Roque Dutra era “É Ela” e agora já veio com a família toda para o “É Nós”. E assim tantos outros já aderiram. Mas a turma do “É Ela” não costuma somar voto de pobre. Aí é que mora o perigo.

-Comadre Sabiá, como a vida é maravilhosa, onde tudo pode mudar. -Porque é que você está dizendo isso, comadre Concris? -É que hoje “É Ela”, mas no dia 1º de janeiro vai ser “É Nós”. -E porque você tem tanta certeza disso? -Está na cara. Repare que o amor que o povo tem por Popó é algo inusitado, em parte pode ser por ele ter mandado construir mais de quinhentas casas, ampliou com qualidade o cemitério público, terminou o módulo esportivo, construiu a Praça do Povo e mandou pavimentar diversas ruas, oportunizando trabalho e renda a muitas pessoas da cidade. Através de Ricardo organizou as festas da Padroeira, de acordo com o gosto do povo. Com Dr. Lair pela seriedade da palavra dada e cumprida, no seu tempo de prefeito, realmente a saúde era de boa qualidade, como muita gente lembra. Sendo assim, já estou indo comprar a roupa para a festa da vitória que vai ser muito chique. -Comadre, ainda não terminei o assunto. Não é que o grupo do “É Nós”, com Popó e Lair, agora sem cargo político, conseguiu resolver o problema da água, pois eles conseguiram junto à governadora a certeza da construção das caixas de água já prometidas pela turma do “É Ela” mas nada cumprido. Dentro de poucos dias o povo já verá a obra sendo realizada por força do grupo “É Nós de Novo”. Além disso, há o projeto da Cooperativa dos Catadores de Lixo. Serão plantadas muitas árvores formando um cinturão verde com início na Praça do povo indo até a entrada do Lima. O meio ambiente agradece e Patu terá um aspecto mais acolhedor.

-Quer dizer que Popó e Lair, que já fizeram muito, pretendem fazer mais ainda apoiando a nova administração de Magnólia e Maª dos Remédios! Então eu digo: êta égua, Patu vai ser outro município com um povo mais alegre e trabalhador;

-Por último comadre, ouvi dizer que está havendo a encenação de uma grande peça de teatro por lá, apresentando tragédias que o povo já não aceita mais, pois em lugar de Shakespeare prefere comédias a modo Charly Chaplin. Prefiro gargalhar e esbanjar amor à mão cheia para ter sempre mais do que já tive, espalhando a semente do bem e da verdade. Minha mãe muitas vezes nos dizia: o diabo faz a panela mas não faz a tampa, pois termina esparramando toda a maldade que faz e com isso fica na pior.

Outra novidade, comadre, estão havendo em Patu cursos de “burrologia, imbeciliologia e trambicologia”. Inscrições estão abertas no meio da rua. É gratis e dá aos participantes, muito dinheiro a curto prazo.

Comadre de minha “aima", até qualquer dia. Um “xero”.   



Miriam Rocha

Um comentário: