segunda-feira, 30 de julho de 2012

A MAGIA DA CAMISA AMARELA


-Comadre sabiá, como vai? -Hoje estou alegre como nunca.  -Alegre assim, porquê? -Repare, esquecendo um pouco a tristeza da seca que nos atingiu em cheio deixando tudo em cor cinza, fiquei imensamente contente ao participar de um dos maiores comícios da história de Patu, logo no início da campanha eleitoral, tendo à frente as candidatas Magnólia e Remédios. 


Deu para perceber que atrás dessa camisa amarela só não vai quem já morreu. Foi realmente um sucesso. Acredito agora no nascer de um novo tempo, no alvorecer e amanhecer amarelo de um governo municipal que vai fazer, que vai transformar, que vai dar valor ao povo e que vai construir uma Patu mais bonita, em que se valoriza o conhecimento e o trabalho digno das pessoas de bem.

            - Você não acha que isso significa sonhar demais? - Pois comadre, não acho, não. Pois penso que para cada gota d`água existe um jardim cheio de plantas e em cada sonho um mundo cheio de realizações e de valorização da pessoa no seu Ser e não no seu Ter, lembrando que cada um vale pela sua essência, pelo seu caráter e personalidade e não pelos bens que possui, o carro que dirige ou pelo dinheiro que tem no banco.





            - É mesmo comadre e isso se confirmou no comício do Amarelo de ontem em que o povo veio de todo lado do jeito que mais lhe convinha, a pé, de bicicleta, de moto e alguns, de carro. Foi de arrepiar, lindo, lindo de bonito. O amarelo já é a cor da alegria. E já que amarelou geral, o vermelho ficou roxo de vergonha. Por isso digo: Bem feito, pois humilhação se paga com a moeda das realizações.








- Bem que Caetano Veloso dizia: É interessante a força que as coisas tem quando elas tem que acontecer.

- É verdade. Na vida de Popó e Lair houve momentos de divergências e indiferenças e isso não foi bom para nenhum dos dois e estava ficando ruim para Patu, visto que separados não teriam chance de "salvar" o município, num momento em que estamos revivendo situações de ditadura como nunca, em que segundo denúncias em Blogs, o povo muitas vezes tem que marcar a hora de ficar doente, pois podem ser atendidos somente até às vinte e duas horas. Além do mais existem os crimes ao meio ambiente e invasões à propriedade, rebentando cercas para colocar todo tipo de lixo a céu aberto e ainda colocando os donos da terra na justiça. Até o direito de ir e vir estavam querendo tirar, jogando os que consideravam oposição, na lata do lixo.

- Mas comadre, o que é que te faz falar no presente como passado? - Repare bem. Para retribuir o amor e o respeito que o povo de Patu tem por Popó e a consideração e respeito que tem por Lair, os dois pensaram, refletiram e concluíram que algo deveria ser feito para o bem do povo discriminado. Colocaram os pontos nos is e decidiram lançar como candidatas Magnólia e Mª dos Remédios, que já estão incendiando Patu, enchendo as avenidas de amarelo, adentrando, com a licença do povo, suas casas chamando todas as Marias para fazerem uma corrente que abraça a todos, fazendo com que nos sítios e na cidade se fique parafraseando a Banda de Chico Buarque: “e quando o amarelinho passar, vamos todos juntos cantando coisas de amor”. E os Josés de todas as idades fazendo coro com as Marias, entoando hinos no dia da grande vitória, após as eleições. E já está tremulando a bandeira amarela do trabalho remunerado, da ética, da honradez, da palavra dada e cumprida, com respeito a si próprio e ao povo, pois essa é a política que estão fazendo Lair e Popó, Magnólia e Remédios.


            -E você acredita que algo vai acontecer em Patu que seja o diferencial do atual governo? -Sem dúvida, acredito que a prefeita eleita, com ajuda de bons secretários conseguirá executar os projetos apresentados ao povo durante a campanha eleitoral. Merecem destaque, a secretaria do Turismo e Meio Ambiente. Essas duas secretarias vão possibilitar a diferença principal a um município que tem o privilégio de possuir serras maravilhosas, a de Patu e a de Nossa Senhora dos Impossíveis do Lima, que possibilitam caminhadas, rapel, vôo livre, reflexões, encontros com Deus e com as pessoas e fazer delas o trampolim pra o crescimento de Patu.

            E agora quero dar os parabéns à maneira como os candidatos, tanto os da majoritária como para vereador, estão conduzindo a campanha. Por enquanto dá para perceber que existe respeito e consideração entre os membros da coligação e respeito com os membros da oposição. 

Tomara que continue havendo uma campanha eleitoral bonita, cheia de propostas viáveis, apresentadas para o bem da comunidade. Por isso, comadre, vamos torcer para que o amarelo alcance a vitória tanto para o poder executivo como para  o legislativo. Com essa integração harmoniosa, espero que não tenhamos uma “Cama” de Vereadores, cansados de não fazer nada, recebendo bons proventos e só comendo nas mãos do prefeito sem se preocupar com as reivindicações do povo, mas sim uma Câmara de Vereadores atuantes e comprometidos com o povo da maneira como propões seus gestores. “Inté”, amiga comadre.

Um comentário:

  1. Muito Querida Amiga Miriam.
    Passeei bastante aqui pelo teu blog. Li vários textos e percebi, em todos os conteúdos postados, que tu és muito verdadeira no teu dizer, no teu falar. A máxima "a boca fala do que o coração está cheio" diz muito bem quantos bons e belos sentimentos repousam , no teu coração, para fluirem no momento certo e numa direção voltada para um alerta, um chamamento, um apelo no sentido de realçar e fazer valer o Bem, a Justiça, a Responsabilidade Social, os Direitos de Cidadania... Parabens, minha amiga!
    Percebo também que tu e o maridão estão engajados na politica local, desejosos de contribuirem com a vitória de uma candidatura que se debruce corajosamente sobre os problemas do município e os desafios que atormentam os mais carentes e fragilizados. Como já te disse, repito: te estimo de montão. A amiga de sempre. Eri

    ResponderExcluir